Os problemas ambientais atuais não podem ser vistos de forma isolada, eles estão interligados por uma rede que abrange aspectos multidisciplinares. Assim, faz-se necessário que os profissionais de ensino, principalmente aqueles de formação básica, estejam preparados para auxiliar no processo de desenvolvimento e construção de sujeitos de seu tempo, com uma visão crítica da realidade, capazes de reconhecer seu papel e seu potencial de ação na sociedade atual.
São Carlos, como grande parte das cidades em expansão, tem muitas vezes ocupado de forma inadequada áreas de fragilidade ambiental, e neste processo vem causando uma série de impactos negativos, degradando solos e recursos hídricos da região. Neste contexto o presente projeto visa realizar um curso de formação em Educação Ambiental, de 72 horas, com professoras e professores da rede pública do Estado de São Paulo, distribuídos em encontros quinzenais de 4 horas de duração ao longo do ano, focando em métodos e práticas que promovam o desenvolvimento do olhar crítico e sistêmico sobre a bacia hidrográfica como unidade de planejamento. As ações propostas visam abordar os impactos causados pelo manejo inadequado dos recursos hídricos e as práticas de manejo sustentável. Dessa forma, pretende-se que os educadores apliquem em sala de aula os conhecimentos adquiridos, atuando assim como multiplicadores da formação recebida. O local de execução do curso será a Secretaria de Ensino de São Carlos. O curso será dividido em dois módulos, sendo eles: Recursos hídricos – bacia hidrográfica como unidade de planejamento, poluição e uso e ocupação do solo; Saneamento ambiental e seus impactos nos recursos hídricos.
O projeto prevê a formação de 40 a 80 educadoras e educadores da rede pública, assim como a elaboração de uma cartilha pedagógica ao final do curso, que servirá de referência para ações futuras e também para outros profissionais de ensino que queiram trabalhar estes temas em suas escolas.