A Teia – Casa de Criação, vem por meio deste apresentar o Cursando Águas, curso de formação em educação ambiental para educadores da rede pública de ensino.

Cursando Águas – Módulo II

Ambientalização curricular em São Carlos/SP – Formação de educadores para a proteção dos recursos hídricos.

 

Apresentação:
A Teia – Casa de Criação é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2002 na cidade de São Carlos e região, com projetos nas áreas da educação, meio ambiente e cultura.
O presente projeto, Cursando Águas, enfrenta a ausência de políticas públicas de educação ambiental em localidades periféricas através do envolvimento das comunidades escolares como espaços de troca e aprendizado sobre o entorno em que vivem, abordando a preservação dos rios e córregos de seus bairros e da cidade. Os conteúdos abordados ao longo do curso serão: Educação ambiental no currículo disciplinar; Política Nacional de Educação Ambiental; Bacias Hidrográficas e a questão da água no Brasil; Saneamento Ambiental; Resíduos Sólidos; Abastecimento público de água; Poluição dos Recursos Hídricos.

 

Objetivo:
O objetivo é realizar um curso de formação em Educação Ambiental, com professoras e professores da rede básica do Estado de São Paulo, focando em métodos e práticas que promovam o desenvolvimento do olhar crítico e sistêmico sobre a bacia hidrográfica como unidade de planejamento. As ações propostas visam abordar os impactos causados pelo manejo inadequado dos recursos hídricos e as boas práticas a serem adotadas para que estas sejam levadas pelos educadores para sala de aula,
ampliando assim os atores de mudança.

 

Público Alvo:
Professoras e professores da rede básica de ensino da região de São Carlos – SP. O curso possui 40 vagas e dará prioridade para educadores da rede pública. Não é necessário ter participado do primeiro módulo em 2018 para se inscrever.

 

Carga horária:
São 36 horas, sendo 8 horas realizadas à distância em atividades a ser entregues.
As atividades acontecerão quinzenalmente aos sábados pela manhã das 8h às 12h na Diretoria de Ensino de São Carlos entre os dias 13/04 e 15/06.

 

Inscrição:
O período de inscrição vai de 04 de fevereiro até 7 de abril. Para participar é necessário ser professor da rede básica de ensino (pública ou particular) ou ser estudante de pedagogia ou licenciaturas. Avaliação:
Como conclusão do curso, os professores deverão apresentar um Plano de aula dentro
dos temas abordados no curso, entregar as atividades à distância e ter 75% de
frequência nas atividades presenciais. A avaliação será através de notas 0 a 10 sendo
considerado satisfatório a nota igual ou superior a 7,0.
Entre em contato conosco pelo e-mail cursandoaguas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *